Títulos-07

O Ballet Cristina Vaz, escola especializada no ensino do ballet clássico, oferece um programa de ensino diferenciado. Além da contínua busca pelo aprimoramento do conteúdo técnico e artístico, a escola oferece um Programa Complementar. Com o conteúdo estruturado e apropriado para cada nível, o programa estimula a integração, a pesquisa, a reflexão e a busca pelo conhecimento, desenvolvendo o olhar crítico e inovador em relação às artes.

Assim, visamos contribuir de forma mais significativa para a formação humana por meio da dança, oferecendo uma educação abrangente, integrando o desenvolvimento acadêmico, artístico e formativo.

temas_teoricos-05

 Nutrição

O desempenho do bailarino está diretamente ligado à sua alimentação. Uma alimentação saudável e bons hábitos alimentares vão melhorar a sua performance, sendo imprescindível, também, para melhoria da qualidade de vida.

Aulas relacionadas:

* Nutrição Esportiva
* Hábitos Alimentares Saudáveis

Anatomia Aplicada à Dança

A dança coloca o bailarino em profundo envolvimento com seu corpo. O conhecimento da anatomia aplicada à dança é fundamental para maior conscientização corporal e entendimento da técnica e sua segura aplicação, evitando futuros danos físicos e lesões.

Aulas relacionadas:

* Lesões: prevenção e tratamento
* Anatomia funcional do sistema musculoesquelético
* Análise cinesiológica do ballet clássico
* Quando introduzir as sapatilhas de ponta

540X810px_2

Teoria Musical

Dançar com precisão rítmica e com habilidade para reagir ao fraseado e à dinâmica musical é uma das qualidades mais importantes em um bailarino. Para desenvolver este requisito é necessário conhecer os elementos da teoria musical, os ritmos, além da terminologia musical, que descreve o estilo, a dinâmica e o andamento da música.

Terminologia Clássica

Os termos referentes ao ballet são sempre escritos em francês. Conhecer a terminologia clássica possibilita melhor entendimento dos passos e dos nomes utilizados durante a aula de ballet.

História da Dança

A história da dança nos remete às linhas mestras que conduziram à sua estruturação e evolução. Leva-nos, ainda, à concepção dos ballets de repertório no contexto histórico em que surgiram, às estruturas arquitetônicas dos teatros, aos figurinos de época e a uma infinidade de valiosas informações dessa fascinante forma de arte.

Psicologia na Dança

A dança permite um contato profundo com o corpo e a mente, desenvolvendo o autoconhecimento e fortalecendo a autoestima do bailarino.  Através da movimentação e da música, cada bailarino pode explorar os pontos que constroem sua subjetividade: pensamento, emoção, cognição, expressividade e criatividade.

 

 

Temas relacionados:
– A dança como fenômeno social
– Aspectos emocionais e cognitivos da dança
– Ansiedade e stress
– Relacionamentos interpessoais / competitividade
– Lidando com críticas e frustrações
– Motivação
– Bem estar físico e emocional
– Coletividade x individualidade

Títulos-08

Maquiagem Artística

Os bailarinos devem conhecer as técnicas de maquiagem para o palco, pois, além de realçar a expressão, a maquiagem artística é importante na caracterização do personagem e deve ser elaborada de acordo com a iluminação e o figurino.

Solos-e-Variacoes-e-Repertorio-01-scaled

Variações de Repertório e Solos

Dançar as variações de repertório do ballet clássico representa perpetuar a história, preservar um patrimônio cultural, além de proporcionar um desafio e aprimoramento técnico e artístico imprescindível na formação de um bailarino.

O Ballet anualmente se dedica na criação de solos e remontagens de repertório para os alunos que desejam se dedicar mais ao estudo do ballet clássico e aos ensaios dos solos.

Pas de deux

Bailarinos, que alcançam níveis mais avançados, tem oportunidade de conhecerem as técnicas de pas de deux, por meio de aulas específicas.

pas-de-deux-1-scaled

Contemporâneo

Considerando a importância do balé neoclássico, o Ballet Cristina Vaz oferece workshops de técnica contemporânea para que os bailarinos, a partir do Intermediário, possam se tornar mais versáteis e serem capazes de dançar coreografias que, apesar de incorporarem linhas e elementos clássicos, requerem formações não convencionais e composições mais inovadoras.

Avaliação contínua

 

Todos os alunos recebem o acompanhamento constante de Cristina Vaz e dos coordenadores.

Um relatório de avaliação individual é entregue aos pais a partir do pre-primary, com as considerações dos aspectos técnicos e artísticos avaliados durante o processo de aprendizagem de seus filhos.

Exames da Royal Academy of Dance

A Royal Academy of Dance, uma das mais tradicionais e conceituadas entidades pedagógicas de ballet clássico do mundo, é reconhecida como uma Instituição de Certificação na Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte. Possui um corpo de examinadores internacionais que avaliam bailarinos em todos os níveis. O Ballet Cristina Vaz, credenciado pela Royal, prepara as alunas a partir do terceiro grau, para prestarem esses exames.

100% de Aprovação na RAD

Em todos os anos, desde a sua fundação, o Ballet Cristina Vaz obteve 100% de aprovação de suas alunas nos Graded Examinations in Dance da Royal Academy of Dance, resultado que ratifica a excelência na sua qualidade de ensino.

Certificado Internacional 

As alunas que prestam os exames da Royal, aos serem aprovadas, recebem o Certificado da Royal Academy of Dance, de reconhecimento internacional.

Viagem e Intercâmbio Cultural

O Ballet Cristina Vaz realiza viagens, promovendo a interação dos bailarinos, o intercâmbio cultural e amadurecimento artístico.

Além das apresentações, os bailarinos têm oportunidade de fazer cursos com mestres renomados e vivenciarem experiências únicas.

Destaca-se a participação do Ballet Cristina Vaz no famoso Festival de Dança de Joinville, considerado o maior festival de dança do mundo e no Concurso Internacional de Bailado do Porto, em Portugal.

Receba as novidades da escola por email

-