PROGRAMA COMPLEMENTAR BALLET CRISTINA VAZ

O Ballet Cristina Vaz, escola especializada no ensino do ballet clássico, oferece um programa de ensino diferenciado. Além da contínua busca pelo aprimoramento do conteúdo técnico e artístico, a escola oferece um Programa Complementar. Com o conteúdo estruturado e apropriado para cada nível, o programa estimula a integração, a pesquisa, a reflexão e a busca pelo conhecimento, desenvolvendo o olhar crítico e inovador em relação às artes.

Assim, visamos contribuir de forma mais significativa para a formação humana por meio da dança, oferecendo uma educação abrangente, integrando o desenvolvimento acadêmico, artístico e formativo.

Temas Complementares

 Nutrição

O desempenho do bailarino está diretamente ligado à sua alimentação. Uma alimentação saudável e bons hábitos alimentares vão melhorar a sua performance, sendo imprescindível, também, para melhoria da qualidade de vida.

Aulas relacionadas:

* Nutrição Esportiva
* Hábitos Alimentares Saudáveis

Anatomia Aplicada à Dança

A dança coloca o bailarino em profundo envolvimento com seu corpo. O conhecimento da anatomia aplicada à dança é fundamental para maior conscientização corporal e entendimento da técnica e sua segura aplicação, evitando futuros danos físicos e lesões.

Aulas relacionadas:

* Lesões: prevenção e tratamento
* Anatomia funcional do sistema musculoesquelético
* Análise cinesiológica do ballet clássico
* Quando introduzir as sapatilhas de ponta

Teoria Musical

Dançar com precisão rítmica e com habilidade para reagir ao fraseado e à dinâmica musical é uma das qualidades mais importantes em um bailarino. Para desenvolver este requisito é necessário conhecer os elementos da teoria musical, os ritmos, além da terminologia musical, que descreve o estilo, a dinâmica e o andamento da música.

Terminologia Clássica

Os termos referentes ao ballet são sempre escritos em francês. Conhecer a terminologia clássica possibilita melhor entendimento dos passos e dos nomes utilizados durante a aula de ballet.

História da Dança

A história da dança nos remete às linhas mestras que conduziram à sua estruturação e evolução. Leva-nos, ainda, à concepção dos ballets de repertório no contexto histórico em que surgiram, às estruturas arquitetônicas dos teatros, aos figurinos de época e a uma infinidade de valiosas informações dessa fascinante forma de arte.

Psicologia na Dança

A dança permite um contato profundo com o corpo e a mente, desenvolvendo o autoconhecimento e fortalecendo a autoestima do bailarino.  Através da movimentação e da música, cada bailarino pode explorar os pontos que constroem sua subjetividade: pensamento, emoção, cognição, expressividade e criatividade.

Temas relacionados:
– A dança como fenômeno social
– Aspectos emocionais e cognitivos da dança
– Ansiedade e stress
– Relacionamentos interpessoais / competitividade
– Lidando com críticas e frustrações
– Motivação
– Bem estar físico e emocional
– Coletividade x individualidade

Maquiagem Artística

Os bailarinos devem conhecer as técnicas de maquiagem para o palco, pois, além de realçar a expressão, a maquiagem artística é importante na caracterização do personagem e deve ser elaborada de acordo com a iluminação e o figurino.

Variações de Repertório e Solos

Dançar as variações de repertório do ballet clássico representa perpetuar a história, preservar um patrimônio cultural, além de proporcionar um desafio e aprimoramento técnico e artístico imprescindível na formação de um bailarino.

O Ballet anualmente se dedica na criação de solos e remontagens de repertório para os alunos que desejam se dedicar mais ao estudo do ballet clássico e aos ensaios dos solos.

Pas de deux

Bailarinos, que alcançam níveis mais avançados, tem oportunidade de conhecerem as técnicas de pas de deux, por meio de aulas específicas.

Avaliação contínua

Todos os alunos recebem o acompanhamento constante de Cristina Vaz e a avaliação conjunta com os professores.

Exames da Royal Academy of Dance

A Royal Academy of Dance, uma das mais tradicionais e conceituadas entidades pedagógicas de ballet clássico do mundo, é reconhecida como uma Instituição de Certificação na Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte. Possui um corpo de examinadores internacionais que avaliam bailarinos em todos os níveis. O Ballet Cristina Vaz, credenciado pela Royal, prepara as alunas a partir do terceiro grau, para prestarem esses exames.

100% de Aprovação na RAD

Em todos os anos, desde a sua fundação, o Ballet Cristina Vaz obteve 100% de aprovação de suas alunas nos Graded Examinations in Dance da Royal Academy of Dance, resultado que ratifica a excelência na sua qualidade de ensino.

Certificado Internacional 

As alunas que prestam os exames da Royal, aos serem aprovadas, recebem o Certificado da Royal Academy of Dance, de reconhecimento internacional.

Viagem e Intercâmbio Cultural

O Ballet Cristina Vaz realiza viagens, promovendo a interação dos bailarinos, o intercâmbio cultural e amadurecimento artístico.

Além das apresentações, os bailarinos têm oportunidade de fazer cursos com mestres renomados e vivenciarem experiências únicas.

Destaca-se a participação do Ballet Cristina Vaz no famoso Festival de Dança de Joinville, considerado o maior festival de dança do mundo e no Concurso Internacional de Bailado do Porto, em Portugal.